O que você precisa saber sobre COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS!
- Agência KAP - Web

- 8 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2022

A compra e venda de imóvel, tanto pode ser a realização de um sonho de se ter a casa própria, quanto o primeiro passo para investimentos imobiliários. Para tanto, em ambos os casos, é muito importante tomar as cautelas necessárias para não ter pesadelos.
Primeira cautela é realizar a análise de risco do negócio e a investigação imobiliária, mais conhecida como Due Diligence. Ela é essencial, uma vez que tem o objetivo de esclarecer a situação jurídica dos imóveis, bem como dos proprietários atuais e dos anteriores. Nessa etapa temos as seguintes perguntas: Quais os problemas eu posso enfrentar com essa compra e venda? Posso comprar ou vender o imóvel com segurança? E as respostas para essas perguntas, só a análise e investigação para responder!
Realizada a Due Diligence, é o momento do compromisso de compra e venda, que nada mais é do que um contrato firmado entre duas ou mais pessoas, no qual o vendedor se compromete a vender o imóvel e o comprador assume a obrigação de comprar.
Tanto o comprador como o vendedor devem selecionar as cláusulas do contrato observando os requisitos necessários para a sua validade. Lembre-se, a redação do contrato não é apenas cláusulas de preço e forma de pagamento. Logo, a importância de se redigir bem um contrato de compra e venda fará com que as partes tenham mais segurança jurídica.
E agora, é só reconhecer em cartório que já sou o dono? A resposta é não! O próximo passo é a confecção da Escritura Pública de compra e venda, a qual é feita no Tabelionato de Notas, e, por fim, registrar essa Escritura na Matrícula do imóvel, que está lá no Registro de Imóveis.
Ficou com alguma dúvida?










Comentários