Análise de Risco e Investigação Imobiliária: prevenção e segurança jurídica.
- Adv Leticia Salvalaggio

- 5 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de jun. de 2024
Você já ouviu falar sobre Análise de Risco e Investigação Imobiliária?
Se você não ouviu falar, esse Análise e Investigação é um procedimento primordial para qualquer tipos de negócios imobiliários, por exemplo, a compra e venda.
Isso porque, antes de comprar ou vender um imóvel, deve ser analisado com muita atenção e cuidado a situação jurídica do bem. Ou seja, verificar se ele não está alienado, hipotecado, se tem usufruto, averbação de penhora, doação, proibição de venda, etc.
Você precisa saber se está comprando do verdadeiro proprietário, se esse imóvel possui alguma dívida de condomínio ou de tributos, se a construção está averbada na matrícula, e tantas outras situações relevantes que podem causar [uma baita] dor de cabeça se não analisadas previamente.
Todas essas situações são apuradas no procedimento de Análise de Risco e Investigação Imobiliária. E ela deve contemplar não só os documentos dos imóveis e dos proprietários, mas tudo que envolve o bem, como aspecto físico, posse e história imobiliária.
O procedimento pode e deve ser aplicado em qualquer negócio jurídico imobiliário – compra e venda, locação, permuta, doação, entre outros.
Se fosse para resumir qual o objetivo da Análise, seria prevenção e segurança jurídica nos negócios imobiliários; pois, com as respostas do procedimento, você terá amplo conhecimento do seu negócio e, assim, evitará problemas futuros
Agora me conta, você já fez alguma Análise de Risco e Investigação Imobiliária?










Comentários